| | | 55 31 3568-1401

50 anos, 50 países: Uganda

50 anos, 50 países: Uganda

A  Uganda é uma nação com uma história conturbada, embora os últimos anos tenham sido de relativa prosperidade e estabilidade política. Um terço da nação vive abaixo da linha internacional da pobreza e, além de dificultar o cultivo da terra,  as mudanças climáticas vêm causando desastres naturais.

Somente nos últimos 18 meses, 1 milhão de refugiados entraram em Uganda para fugir da violência no Sudão do Sul, colocando mais pressão sobre os recursos do país. Juntamente com um dos nossos parceiros da igreja ugandense, as Assembléias Pentecostais de Deus (PAG), começamos a trabalhar nos campos de refugiados oferecendo serviços ligados à construção da paz e tratamentos para traumas vivenciados durante conflitos.

Mas o principal foco de trabalho da Tearfund em Uganda ao longo dos anos tem sido um processo conhecido como Igreja e Transformação da Comunidade. Por meio deste método as igrejas são incentivadas a liberar todo o potencial adormecido dentro de suas comunidades locais. Esta abordagem simples, mas altamente eficaz, ajuda a criar comunidades prósperas e resilientes, como a remota aldeia de Nyabushenyi.

Potencial escondido

Quando o pastor Moisés chegou à remota vila de Nyabushenyi, dez anos atrás, a comunidade estava morrendo. As pessoas viviam em uma pobreza terrível e, ao se deparar com a incapacidade de gerar renda própria, muitas estavam se mudando para outros locais. A oferta arrecada na igreja era de apenas 50 centavos por semana. Este era um trabalho que ninguém em sã consciência aceitaria, de fato, outros pastores haviam desistido depois de alguns meses.

No entanto, a igreja que Moisés pastoreara anteriormente havia participado do treinamento Igreja e Transformação da Comunidade e isso alterou profundamente a perspectiva de Moisés. Onde outros viam desespero, ele via potencial. Moisés começou a ministrar o treinamento à igreja e, lentamente, teve início um processo de transformação. As pessoas começaram a ver o potencial em si mesmas, bem como aquilo já possuíam. Elas aprenderam a administrar os recursos que Deus lhes dera – como a terra – e começaram a prosperar.

Do deserto ao Éden

Um dos beneficiados foi Simon*, já que, ao participar do treinamento, ele ganhou capacitação e confiança para cultivar sua terra de forma mais eficaz. Graças à união oriunda da capacitação os outros moradores da vila apoiaram Simon quando ele iniciou uma plantação de café. Hoje, Simon tem 3.500 cafeeiros. Quando todos estiverem maduros, eles lhe fornecerão uma renda anual de UGX 128.000.000 (cerca de R$124.000).

Por meio dessa renda Simon pôde comprar gado e cultivar outros tipos de plantações. Mas, como muitos irmãos na igreja, ele está usando sua renda atual para abençoar outros menos afortunados do que ele em toda a aldeia. Vincent, um coordenador regional do treinamento Igrejas e Transformação da Comunidade em Uganda, costuma dizer:

Este lugar se parecia com um deserto – agora é como o Éden!”

Ore conosco:

  • Ore para que a Uganda continue a vivenciar desenvolvimento e transformação apesar dos recentes desafios, como as alterações climáticas, os refugiados que fogem do conflito nos países vizinhos e as tensões políticas.
  • Interceda por todos os funcionários da Tearfund e pelos parceiros da igreja que estão espalhando a grande abordagem da Igreja e Transformação da Comunidade. Que outrasaldeias como Nyabushenyi encontrem seu caminho para sair da pobreza.
  • Ore pelo trabalho recentemente lançado da Tearfund nos campos de refugiados, que nossas equipes sejam instrumentos de Deus para trazer cura e perdão.

*Nome alterado para proteger a identidade 

Para marcar os 50 anos da Tearfund, estamos compartilhando parte da nossa história nos 50 países em que trabalhamos. Convidamos nossos parceiros, mantenedores e intercessores a celebrarem conosco a provisão e o poder de Deus para transformar vidas e a se unirem a nós em intercessão por cada uma dessas nações.

Leave a Reply