| | | 55 31 3568-1401

50 anos, 50 países: Tailândia

50 anos, 50 países: Tailândia

A Tailândia é mundialmente famosa pela beleza natural de seu território e muitas vezes chamada de  “terra dos sorrisos” devido à simpatia do seu povo. Todavia, este belo país enfrenta sérios problemas econômicos visto que 12% da população vive com menos de R$7 por dia.  A Tearfund começou a trabalhar na Tailândia em 1979, ajudando a fornecer ajuda emergencial aos refugiados do Laos e do Camboja. Hoje, nosso parceiro local na Tailândia tem como principal enfoque de trabalho o fortalecimento dos meios de subsistência. Capacitar as igrejas locais para serem agentes de mudança em suas comunidades locais é outra prioridade para nossos parceiros.

Potencial inexplorado

Apesar de a Tailândia ser predominantemente budista, há várias igrejas cristãs, especialmente no norte. Tradicionalmente, o objetivo principal da maioria das igrejas tailandesas é pregação sem ação.

Eles não se concentram no ministério holístico como Jesus Cristo faz no Novo Testamento”, diz Kaiwan Nirattikun, funcionário da organização parceira, Mekong Minority Foundation (MMF). “Isso levou muitas igrejas a serem ineficazes, com pouco crescimento e impacto”.

Nossos parceiros locais têm feio um trabalho sistemático de conscientização acerca do potencial das igrejas em transformar a sociedade em seus mais diversos âmbitos. À princípio os líderes da Igreja de Pa Du, no norte rural, mostraram-se céticos em relação a essa abordagem. Apenas o pastor e seu assistente concordaram em participar de uma capacitação promovida pelo nosso parceiro local que tinha como ênfase a atuação holística da igreja.  Kaiwan, no entanto, relata que eles só toparam porque viram isso como uma boa oportunidade de treinamento! “Eles não entenderam o conceito”, diz ele, mas concordaram em tentar.

Potencial liberado

Através da capacitação promovida pela Tearfund e parceiros, a igreja entendeu que o analfabetismo é um problema significativo para a comunidade em geral. A maioria das pessoas em Pa Du são incapazes de ler e escrever, o que significa que as perspectivas de obter renda própria são extremamente limitadas. Cheios de confiança e motivação advidos de um olhar mais amplo sobre o Evangelho, os líderes da igreja foram até às autoridades do governo e levantaram a questão. Como resultado, novas classes de alfabetização estão sendo administradas pelo governo local para beneficiar alguns dos mais vulneráveis.

Outra questão que a igreja está enfrentando concerne o direito à terra. No passado, os moradores tiveram suas terras familiares tomadas por pessoas mais ricas e poderosas de outros distritos e se sentiram incapazes de fazer qualquer coisa à respeito. Trabalhando juntos, a igreja, o chefe da aldeia e a comunidade em geral estão colocando um fim nessa prática injusta. Hoje, o governo alocou oficialmente esta terra para os moradores, protegendo-a de ser tomada.

Atualmente a igreja é vista como uma fonte de força e ajuda prática, essencial para o bem-estar da comunidade.

Ore conosco:

  • Dê graças a Deus por esta história inspiradora de Pa Du, e ore para que esta igreja continue a perceber o seu potencial para trazer transformação na comunidade.
  • Interceda pelas famílias tailandesas que ainda não têm meios próprios de subsistência ou trabalho. Ore para que elas tenham oportunidades de capacitação.
  • Ore pela equipe do MMF e pelo restante da equipe e dos parceiros da Tearfund que trabalham para trazer esperança e ajuda nesta parte do mundo onde quer que a necessidade seja maior.

Para marcar os 50 anos da Tearfund, estamos compartilhando parte da nossa história nos 50 países em que trabalhamos. Convidamos nossos parceiros, mantenedores e intercessores a celebrarem conosco a provisão e o poder de Deus para transformar vidas e a se unirem a nós em intercessão por cada uma dessas nações.

Leave a Reply