| | | 55 31 3568-1401

50 anos, 50 países: Nepal

50 anos, 50 países: Nepal

Um quarto da população do Nepal sobrevive com o equivalente a R$7 por dia tornando este um dos países mais pobres da Ásia. Água e eletricidade são escassos, os níveis de desempregos são altos e a corrupção é generalizada. A Tearfund trabalha no Nepal desde 1970. Nossos parceiros auxiliam comunidades vulneráveis ​​construindo casas, montando sistemas de água, ensinando práticas de sobrevivência e protegendo pessoas marginalizadas, como mulheres e pessoas de castas mais baixas.

Em 2015, dois grandes terremotos atingiram o Nepal, matando quase 8.000 pessoas. Os sobreviventes ficaram vulneráveis ​​a desastres naturais e se tornaram ainda mais expostos a doenças. Após esse trágico acontecimento  a Tearfund se tornou uma das primeiras organizações a construir casas resistentes aos terremotos e nossos parceiros vêm desenvolvendo um trabalho sistemático de fortalecimento da infraestrutura comunitária.

Na remota aldeia montanhosa de Basanta, Thuli Maya Syangtan foi uma das primeiras pessoas a se beneficiar com uma nova casa. Como viúva idosa, cujos seis filhos haviam morrido, Thuli dependia da irmã para sobreviver. Quando o terremoto atingiu o Nepal, Thuli estava em sua terra cuidando de suas plantações. “De repente tudo estava tremendo e eu coloquei minhas mãos no chão para me sustentar. Cheguei em casa depois que o tremor parou e vi que tudo havia desmoronado”, relata Thuli.

Os aldeões a ajudaram a construir um abrigo temporário enquanto a Organização de Conscientização e Desenvolvimento Rural (RADO), parceira da Tearfund, construiu um lar permanente mais resistente para ela. Para Thuli, uma casa não é apenas uma estrutura de proteção, ou um um lugar seguro para guardar seus pertences, é o lugar em que ela constrói aquilo que dá significado à sua vida: relacionamentos.

“Eu fiquei muito feliz quando descobri que conseguiria uma casa. As pessoas começaram a me visitar e isso me traz imensa alegria!”.

A Tearfund continua trabalhando no Nepal tendo como meta o desenvolvimento comunitário. Para isso, investimos no rabalho com igrejas e outras organizações comunitárias com o objetivo de construir uma infraestrutura básica domiciliar e nutrir bons relacionamentos entre os membros da comunidade.

Por favor, orem conosco:

  • Louvem a Deus por sua provisão pela nossa parceira RADO na construção de casas resistentes à terremotos;
  • Intercedam por Thuli. Que ela tenha várias oportunidades de compartilhar a alegria de um novo lar com muitos visitantes e construa relacionamentos duradouros e significativos;
  • Orem pelo desenvolvimento de uma forte infraestrutura e um excelente trabalho emergencial de respostas a desastres naturais no Nepal

Para marcar os 50 anos da Tearfund, estamos compartilhando parte da nossa história nos 50 países em que trabalhamos. Convidamos nossos parceiros, mantenedores e intercessores a celebrarem conosco a provisão e o poder de Deus para transformar vidas e a se unirem a nós em intercessão por cada uma dessas nações.

Leave a Reply