| | | 55 31 3568-1401

50 anos, 50 países: conheça a história da Tearfund no Haiti

50 anos, 50 países: conheça a história da Tearfund no Haiti

Para marcar os 50 anos da Tearfund, estamos compartilhando parte da nossa história nos 50 países em que trabalhamos. Convidamos nossos parceiros, mantenedores e intercessores a celebrarem conosco a provisão e o poder de Deus para transformar vidas e a se unirem a nós em intercessão por cada uma dessas nações. Leia no texto de hoje sobre como temos atuado no Haiti

A nação caribenha do Haiti é vibrante, resiliente e tem uma rica história de superação da opressão. No entanto, o país tem lutado contra o subdesenvolvimento devido a uma combinação de corrupção e vulnerabilidade a desastres naturais. A Tearfund trabalha no Haiti há muitos anos e construiu fortes relações com igrejas e comunidades locais. Nossa equipe local e seus parceiros trabalham com as comunidades para que se tornem mais capazes de suportar os efeitos dos desastres. Juntos, eles estão encontrando soluções criativas para enfrentar os desafios advindos da pobreza.

Agentes de mudança

Uma iniciativa recente está promovendo a mobilização de jovens em todo o Haiti para enfrentar as injustiças e se tornarem agentes de desenvolvimento em suas comunidades. Em julho de 2017, durante a conferência “Kingdom Come”, 120 jovens cristãos aprenderam como as boas novas de Jesus trazem transformação para toda a nossa vida; não apenas espiritualmente, mas também no modo como vivemos e como nos importamos com nossos vizinhos.

Melissa tem 25 anos. Ela cresceu em Porto Príncipe e foi estagiária da Tearfund em sua cidade Natal. Ao ajudar a organizar a conferência Melissa vislumbrou com entusiasmo o que pode ser alcançado quando as pessoas se comprometem a trabalhar juntas em prol da comunidade.

Eu aprendi muito sobre a justiça social e sobre o que podemos fazer para mudar as situações adversas em nossas comunidades. Nossa geração tende a ser muito focada em si mesma, mas precisamos olhar para os nossos vizinhos e ver como podemos ser uma resposta para os problemas do mundo”, compartilha.

Melissa é a mais nova das três irmãs e cresceu em uma família cristã. Mas ela explica que foi somente quando aprendeu a verdade sobre o amor de Deus e sobre o que Ele planejou para sua vida que ela se dedicou de todo o coração a Ele.

Primeiros passos

Quando Melissa foi exposta às ideias de justiça social e ao chamado para servir os pobres ela percebeu que todos nós temos um papel a desempenhar para trazer esperança para as nossas comunidades. “Eu percebi que, como jovem, minha voz conta. E há pequenas coisas que posso fazer para mudar minha comunidade e meu país ”, diz ela.

Ela trabalhou como professora de escola dominical por quatro anos e percebeu que as crianças que freqüentavam a igreja vivenciavam em casa situações muito diferentes. “Algumas crianças não tinham absolutamente nada para comer no domingo de manhã e se sentavam ao lado de uma criança que comeu na noite anterior e tomou o café da manhã antes de ir à igreja. Tínhamos na mesma classe de Escola Bíblica Dominical crianças que viviam realidades extremamente diferentes.”

Mostrando o amor de Deus

Quase um quarto dos haitianos vive em extrema pobreza e metade de todas as famílias não tem acesso consistente a alimentos nutritivos. Ao ouvir Melissa falar sobre esse assunto uma mulher em sua igreja se sentiu tocada a começar a fornecer café da manhã para as crianças. “Ela prepara tudo – compra tudo – e eu sirvo as crianças todos os domingos”, conta Melissa. “Temos feito isso desde fevereiro e isso mudou muito, não só para as crianças, mas também para mim, porque agora vejo o quanto nosso trabalho pode fazer a diferença.”

Melissa também é conhecida por seus dotes culinários. Ela faz biscoitos fabulosos e está pesquisando como começar um negócio que lhe permita fazer mais.

Eu não quero começar um negócio para ganhar dinheiro, eu realmente quero que Deus me mostre como usá-lo para a comunidade – talvez eu possa vender os biscoitos e com esta renda mandar mais crianças para a escola. Temos em nossas mãos o potencial de transformar o mundo em que vivemos e trabalhar em prol das mudanças que desejamos em nossas comunidades. Temos o poder, a capacidade e a força para fazer as coisas acontecerem. Deus tem um plano para nós, para a juventude aqui no Haiti e para os jovens de todo o mundo”.

Por favor orem conosco:

  • Louve a Deus pelos jovens que participaram da conferência. Ore para que as coisas que aprenderam se traduzam em iniciativas para transformar comunidades em todo o Haiti.
  • Ore para que Deus levante mais jovens como Melissa, que entendem o chamado para que a igreja alcance suas comunidades.
  • Ore pelas famílias que lutam para colocar comida na mesa. Ore para que eles encontrem ajuda e apoio para aumentar sua renda e para que tenham acesso a todo o suporte necessário para tanto.

Leave a Reply