| | | 55 31 3568-1401

50 anos, 50 países: conheça a história da Tearfund na Libéria

50 anos, 50 países: conheça a história da Tearfund na Libéria

Para marcar os 50 anos da Tearfund, estamos compartilhando parte da nossa história nos 50 países em que trabalhamos. Convidamos nossos parceiros, mantenedores e intercessores a celebrarem conosco a provisão e o poder de Deus para transformar vidas e a se unirem a nós em intercessão por cada uma dessas nações. Leia no texto de hoje sobre como temos atuado na Libéria

A Libéria é um dos países mais pobres do mundo, com alguns dos piores níveis de higiene da água e saneamento. Isso torna as comunidades vulneráveis ​​à disseminação de doenças. A epidemia de Ebola de 2014 e 2015, que custou 11.300 vidas em toda a Libéria, Serra Leoa e Nova Guiné, foi um exemplo disso. Após o surto,o trabalho de resposta da Tearfund na Libéria e na Serra Leoa consistiu basicamente em ajudar as pessoas mais vulneráveis ​​a se recuperarem.

Temos dois parceiros na Libéria com quem trabalhamos desde 1996 e eles facilitaram nosso trabalho de resposta. Um dos grandes desafios foi educar as pessoas sobre a doença; e descobriu-se que os líderes religiosos desempenhavam um papel vital como vozes em quem se podia confiar. As reuniões da igreja eram uma das poucas reuniões públicas ainda permitidas e eram espaços cruciais para compartilhar informações.

Não só houve trabalho para fazer durante a epidemia, mas também nos anos seguintes, uma vez em que a doença deixou muitos meios de subsistência arruinados e as redes de apoio social da família foram destruídas.

Reconhecendo isso, os programas combinaram um número de respostas para tentar maximizar o benefício das atividades. Ensinar boas práticas de higiene foi fundamental, mas isso foi reforçado pelo desenvolvimento da fabricação de sabão nas comunidades para aumentar o controle de infecções e criar oportunidades de renda.

Ajudando (a limpar) as mãos

Togba (19) perdeu seus pais durante a crise do Ebola e teve que cuidar de seus quatro irmãos mais novos. Lidar com essa responsabilidade, juntamente com seu próprio sofrimento, foi mais difícil devido à rejeição da comunidade – havia muito estigma associado à doença. A sobrevivência de Togba dependia de pequenas doações realizadas por alguns parentes.

Mas quando a parceira da Tearfund, EQUIP, começou a trabalhar na aldeia, Togba encontrou um apoio precioso. A equipe da EQUIP em primeiro lugar deu-lhe espaço para lidar com alguns dos traumas através de aconselhamento. Depois ajudaram-no a melhorar sua situação econômica treinando-o na produção de sabão. Togba recebeu treinamento em gerenciamento de negócios e agora está vendendo sabão para a comunidade, além de ensinar os outros a fazer sabão para eles mesmos. Isso permitiu que ele sustentasse seus irmãos mais novos dando a eles a chance de continuarem seus estudos.

Eu tenho esperança para o futuro porque agora eu me vejo como um homem com habilidades úteis à sociedade”, diz Togba.

Por favor, orem conosco:

  • Para que os pequenos sinais de melhoria na economia da Libéria continuem e para que novas oportunidades de emprego sejam criadas, particularmente para os jovens.
  • Orem por todos aqueles, como Togba, cujas vidas foram destruídas pela crise do Ebola. Orem para que eles continuem a encontrar apoio e encorajamento na reconstrução de suas vidas.
  • Mais de 60% dos liberianos nas áreas rurais não têm acesso a água potável. Por favor, orem pelo trabalho vital de saneamento e higiene com os quais nossos parceiros estão envolvidos

 

Leave a Reply