| | | 55 31 3568-1401

50 anos, 50 países: conheça a história da Tearfund na Guatemala

50 anos, 50 países: conheça a história da Tearfund na Guatemala

Para marcar os 50 anos da Tearfund, estamos compartilhando parte da nossa história nos 50 países em que trabalhamos. Convidamos nossos parceiros, mantenedores e intercessores a celebrarem conosco a provisão e o poder de Deus para transformar vidas e a se unirem a nós em intercessão por cada uma dessas nações. Leia no texto de hoje sobre como temos atuado na Guatemala

O berço da civilização maia, a grande beleza natural da Guatemala e a forte cultura indígena foram muitas vezes ofuscados pela guerra civil. O país também é altamente vulnerável a desastres naturais já que atualmente há vários vulcões ativos na Guatemala e freqüentes terremotos. A desigualdade social é generalizada, particularmente nas comunidades rurais e indígenas. Esses grupos tendem a ter um nível educacional mais baixo, acesso desigual à terra e aos bens e menos oportunidades de vida em geral.

Como muitos de seus vizinhos, a Guatemala sofre violência freqüente e sem sentido e sofre com o crime organizado e as gangues de rua. Em média, 101 assassinatos são registrados a cada semana. Infelizmente, a expectativa de vida está entre as mais baixas da América Latina: metade da população tem menos de 19 anos e mais da metade das crianças menores de cinco anos sofrem de desnutrição crônica. A Tearfund trabalhou pela primeira vez na Guatemala em 1976, respondendo a um terremoto que matou cerca de 23.000 pessoas. Hoje estamos ajudando as igrejas a apoiarem as pessoas para que vivenciam a transformação radical do Evangelho em todas as áreas de suas vidas – buscando a cura em seu relacionamento com Deus, consigo mesmas, com o outro e com o meio ambiente.

‘Eu estava com muita raiva’

Duas pessoas que viram essa cura em suas vidas foram Juan Pablo e sua esposa Gabriela *. Juan é um trabalhador de saúde que vive em uma comunidade indígena rural. Ele ganhou mais do que esperava quando participou de um dos treinamentos apoiados pela Tearfund …

Um dia, em uma reunião com líderes comunitários e com a “Asociacion Vida”, parceira da Tearfund, ouvi sobre um projeto para começar a promover a saúde perto da minha comunidade. Esta era uma oportunidade imperdível já que eu sempre sonhei em reduzir a quantidade de doenças na minha comunidade – porque a doença causa mais pobreza”, relata Juan Pablo.

Mas algo surgiu no treinamento que ele não esperava. “A sociedade em que vivo é uma sociedade machista”, explica Juan. “Eu vivi assim. Eu até maltratava fisicamente minha esposa. Lembro-me muito bem do primeiro dia de treinamento: de manhã cedo minha esposa não preparou o café da manhã, então fiquei muito zangado. Eu bati nela e saí, não me importando muito com a sua dor.”

Mudança radical

Após participar pela primeira vez do treinamento houve uma mudança dramática em sua perspectiva. “Aprendi a diagnosticar e tratar as doenças físicas mais comuns. Mais importante que isso, no entanto, foi o fato de que  em cada aula falamos sobre os valores do Reino de Deus”, conta ele. “Falamos sobre justiça e injustiça, mesmo dentro da família. Senti uma grande dor no coração por ter espancado minha esposa”.

“Quando cheguei em casa ela estava com medo, pois achava que eu ainda estava com raiva porque ela não sabia que a palavra de Deus havia mudado radicalmente a minha vida. Eu louvo a Deus porque a partir daquele dia eu nunca mais machuquei a minha esposa. Além disso, agora eu a valorizo ​​como a Bíblia me diz para valorizá-la. Desde o primeiro dia de treinamento minha vida mudou. Percebi que, embora eu ainda queira me livrar de doenças em minha comunidade, é preciso começar em minha casa com minha esposa e meus filhos.”

Por favor, orem conosco;

  • Para que haja paz na Guatemala e para que as taxas de violência diminuam rapidamente.
  • Ore para que as igrejas locais estejam bem equipadas para enfrentar os problemas dentro de suas comunidades.
  • Louvado seja Deus pela mudança na vida de Juan! Ore para que sua família continue crescendo em seu relacionamento com Deus e para que o sonho de Juan Pablo de ver a comunidade livre de doenças se torne realidade.
  • Por favor, ore por maior igualdade na Guatemala e para que os povos indígenas não sejam mais marginalizados.

*O verdadeiro nome das pessoas foi omitido visando a proteção de suas identidades.

Leave a Reply