| | | 55 31 3568-1401

50 anos, 50 países: conheça a história da Tearfund na Colômbia

50 anos, 50 países: conheça a história da Tearfund na Colômbia

Para marcar os 50 anos da Tearfund, estamos compartilhando parte da nossa história nos 50 países em que trabalhamos. Convidamos nossos parceiros, mantenedores e intercessores a celebrarem conosco a provisão e o poder de Deus para transformar vidas e a se unirem a nós em intercessão por cada uma dessas nações. Leia no texto de hoje sobre como temos atuado na Colômbia 

Sede do mais antigo conflito civil da América Latina, a Colômbia é um país onde as crianças enfrentam enormes desafios. Como resultado da educação interrompida e da pobreza um grande número de crianças vive nas ruas e o trabalho infantil é comum. A Tearfund trabalha na Colômbia desde 1980, com um forte foco em ajudar crianças vulneráveis.

Milhares de crianças e jovens vivem em casas com poucas comodidades localizadas em favelas nas periferias das cidades, propensas a deslizamentos de terra ou inundações. O desemprego é alto e os jovens estão sob o risco de dependência de drogas e álcool, gravidez na adolescência, colapso familiar e violência doméstica. Gangues armadas de tráfico de drogas dominam essas áreas, e crianças de até sete anos são incentivadas a se juntar a essas gangues como forma de se manterem seguras em seus bairros.

Quando tinha dez anos de idade Jhonatan * enfrentava a perspectiva de um futuro sombrio. Seguir o exemplo dos amigos em uma vida de gangues, drogas e álcool aparentava ser sua única opção. Felizmente, antes que fosse tarde demais, Jhonatan ouviu falar de um programa de esportes do qual poderia participar.

O projeto Sport for Life foi iniciado pelo parceiro da Tearfund, Red Viva, e depois transferido para outro parceiro, o CORSOC. Ao proporcionar um ambiente seguro para a prática de esportes esses programas ajudam crianças e jovens vulneráveis ​​a fazer escolhas sábias. Eles também aprendem sobre Jesus e desenvolvem habilidades essenciais para a vida.

Um caminho diferente

Jhonatan, agora com 13 anos, conta que o clube de futebol deu a ele a oportunidade de praticar o esporte que mais gosta, fazer amigos e aprender sobre o amor de Deus. “Sinto-me com sorte por estar neste time, que também é minha família”.

Em parceria com igrejas locais, os clubes esportivos oferecem sessões semanais de treinamento de futebol, além de orientação e apoio contínuos. As crianças e jovens ganham uma base valiosa ao aprenderem sobre trabalho em equipe, liderança, disciplina e muito mais.

Nestes anos tenho visto uma mudança em mim”, diz Jhonatan. “Eu não sou mais tão rude com meus pais – aprendi a respeitá-los e também aos professores. Eu recebi treinamento em princípios e valores que me farão um campeão, não só no futebol, mas na vida.”

Ele é grato por ter tido a chance de trilhar um caminho diferente e espera poder ajudar outras crianças como ele.

Desafios mais amplos

Embora a Colômbia esteja se desenvolvendo rapidamente, quase 30% da população ainda vive abaixo da linha da pobreza. Durante a guerra civil milhares de mulheres sofreram violência sexual, deixando uma geração de mulheres com cicatrizes emocionais e físicas.Tudo isso é agravado pela vulnerabilidade da Colômbia aos desastres naturais; mais de 11 milhões de pessoas são afetadas a cada ano por secas, terremotos e inundações. Além de melhorar a vida das crianças, a Tearfund está ajudando muitas mulheres que sofreram abuso sexual e também fornece apoio emergencial após  graves enchentes.

Junte-se a nós em oração por esta nação.

Por favor, orem conosco:

  • Ore pela paz na Colômbia, pelo fim do conflito e da violência que caracterizaram grande parte de sua história recente. Ore por aqueles que foram afetados pela violência, para que possam encontrar apoio e restauração.
  • Louve a Deus pelas muitas crianças e jovens que receberam novas oportunidades através dos clubes esportivos. Ore para que eles continuem tomando boas decisões e para que se tornem uma influência positiva em suas famílias, escolas e bairros.
  • Interceda pela igreja local e por nossos parceiros enquanto eles apóiam as comunidades locais na busca de soluções para os desafios que enfrentam. Ore por proteção física e espiritual para aqueles que trabalham nessas áreas.

*O nome do personagem foi trocado visando a sua segurança

Leave a Reply