| | | 55 31 3568-1401

2ª Consulta Miqueias Brasil aprofundará debate sobre a promoção da vida segura

2ª Consulta Miqueias Brasil aprofundará debate sobre a promoção da vida segura

Por José Marcos da Silva[1]* – 

O século XX foi marcante. Nele culminaram todas as grandes revoluções de, pelo menos, quatro séculos anteriores. O Iluminismo, o Antropocentrismo, a Reforma Protestante, as revoluções causadas por Copérnico, Darwin e Freud, as revoluções francesa e industrial, o capitalismo e o socialismo, que polarizaram o mundo, as conquistas de gênero, as grandes descobertas científicas, os avanços nos transportes, nas comunicações, na medicina, e tantas outras “revoluções” da humanidade prometiam que o século XX seria o palco da harmonia. Esperava-se a criação de bases capazes de gerarem conforto às pessoas, integração das nações, garantia das liberdades fundamentais e tantos outros frutos que promoveriam um mundo mais justo, igualitário, fraterno e livre.

Porém, ocorreu o contrário. Promoção de muitas guerras, sendo duas delas de proporções mundiais; a polarização da economia mundial em dois grandes blocos, capitalista e socialista, gerando outro tipo de guerra, a Guerra Fria; o aumento de famintos e sedentos chegando à casa de um bilhão de pessoas; o surgimento de novas doenças, várias delas de cunho psíquico, e outras tantas mazelas mostraram que as ambições humanas foram frustradas para aquele século.

Estamos chegando ao fim das duas primeiras décadas do século XXI e permanecemos enfrentando desafios, alguns deles nunca antes pensados, como a possibilidade real da extinção das condições básicas de vida humana no planeta, algo que antes só tinha cabimento no campo da ficção ou no mundo religioso. Aliado a isso, temas como pobreza, fome, falta de água, doenças, educação, igualdade de gênero, energia, economia, riqueza excessiva, moradia, consumo e integração entre os povos são os eixos-chave dos dezessete objetivos-macro que as Nações Unidas fixaram para que tenhamos um mundo melhor. Eles vêm na esteira dos chamados Objetivos do Milênio, um esforço coordenado entre as nações para a melhoria de vida no planeta até o ano de 2015.

Em contrapartida, há dois milênios a Igreja de Jesus possui a resposta final para que o mundo tenha as condições de vida segura e plena, mas, ao que parece, grande parcela daqueles/as que seguiram a proposta original do Nazareno desviou-se no curso da caminhada. O que deveria ser encarado como missão dos seus seguidores/as, a reconciliação da Criação inteira com o projeto original de Deus, foi confundida com a tarefa de sistematizar e propagar um conjunto de conceitos (doutrinas) sobre o seu Deus. Com isso, parcela significativa da Igreja passou a ser um grupo confessional, quando deveria ser um grupo de imitadores/as do mestre Jesus, com a tarefa de promover vida segura e plena (Jo 10.10). Como grupo apenas confessional, foi se tornando, tantas vezes, um ente isolado do mundo, como “sal no saleiro”, ou como “luz escondida” (Mt 5.13-16).

A 2ª Consulta Miqueias Brasil, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto de 2018, tem a tarefa de juntar os mais variados atores de igrejas e organizações cristãs para refletirem sobre o tema da vida segura. Esperamos ser iluminados pelo Espírito Santo com percepções e ideias que venham a ser transformadas em ações concretas, capazes de confrontar e enfrentar problemas reais da vida em cada contexto de nosso Brasil, fazendo com que os/as que escolheram ser discípulos/as de Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus, vivam uma fé dinâmica, capaz de ser operada em atos que promovam a vida segura e plena que Deus quer que todos/as experimentamos.

* Pastor da Igreja Batista em Coqueiral (Recife) e Presidente do Instituto Solidare.

Serviço
Evento: 2ª Consulta Rede Miqueias
Local: Igreja Batista da Redenção, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 e 18 de agosto
Informações: contato@tearfundbrasil.org | 31 3568 1401 | facebook.com/MicahBrasil

Inscrições por meio deste link.

Leave a Reply